Bonitour Logo

O que fazer no Pantanal?

Viajar para o Pantanal é uma experiência incrível, especialmente para os amantes da natureza. Não é à toa que este é um dos principais destinos turísticos do país. 

Sendo a maior planície inundável do planeta, o destino abriga uma biodiversidade incrível, pois engloba o Brasil (MS e MT), o norte do Paraguai e o leste da Bolívia. Isso significa que sofre influência da Amazônia, do Cerrado e da Mata Atlântica, além do Chaco.

Sendo assim, é um dos lugares mais deslumbrantes do mundo e é rico em atrativos, atendendo muito bem seus visitantes e oferecendo diversas atividades de ecoturismo.  

As opções vão desde atividades como pesca esportiva, passeios a cavalo, canoagem, escalada ,bike e trekking a passeios em corredeiras e quadriciclos.

Além disso, as atividades de observação da fauna silvestre chamam muita atenção, pois o visitante pode ter a oportunidade de observar de perto animais como jacarés e até a onça-pintada, um símbolo do destino. Confira algumas das atividades que podem ser feitas por lá:

Onça no Pantanal Sul

Observação de animais e Safári Fotográfico

Observe e fotografe aves, felinos, mamíferos, peixes e répteis.
Ver mais
Homem pescando no Pantanal

Pescaria Artesanal e Esportiva

Encontre mais de 230 espécies na região que é o paraíso da pescaria!
Ver mais
Pessoas atravessando rio do Pantanal em uma canoa

Passeio de canoa, chalana, barco e Barco Hotel

Passeie nos rios que dão ao Pantanal todo o seu charme.
Ver mais
Pessoas passeiam a cavalo em fazenda do Pantanal

Cavalgada e charrete

Passe o dia contemplando a natureza do destino em cima de um cavalo.
Ver mais
Pessoas realizam trilha no Pantanal

Atividades de aventura

Escalada, bike, trekking, acampamentos e trilhas no Pantanal
Ver mais

Pantanal norte ou sul: onde visitar? 

O Pantanal não é um só! Apesar de ser um bioma único, o destino é formado por 11 microrregiões nas quais cada uma tem suas próprias características de solo, vegetação e clima. No entanto, ele é dividido entre o chamado Pantanal Norte, no estado do Mato Grosso, e o Pantanal Sul, no estado do Mato Grosso do Sul. Apesar de parecidos, os dois têm algumas diferenças. Conheça mais sobre cada um:

Pantanal Norte

Ideal para quem quer pescar, ficar a poucos metros de distância de jacarés e diversas aves, além de conferir manifestações culturais e danças típicas do Pantanal.

Cidades para conhecer: Cáceres, Poconé e Barão de Melgaço.

Pantanal Sul

Se, além de tudo que o Norte oferece, no Pantanal Sul você pode mergulhar na vida selvagem, se aventurar pelo coração do Brasil atravessando a Estrada Parque Pantanal e conhecer os passeios de canoagem pelos rios Negro, Paraguai e Aquidauana

Além disso, as principais cidades do Sul ficam próximas ao eixo Bonito - Bodoquena, que são destinos campeões em ecoturismo no Brasil. Vale a pena esticar a viagem ou se dividir entre os três para ter uma experiência inesquecível na natureza!

Cidades para conhecer: Corumbá, Aquidauana e Miranda.

Homem em primeiro plano em barco no pantanal com pessoas atrás

Qual a melhor época para visitar o Pantanal?

Baixa Temporada no Pantanal

Novembro a maio

O período de baixa temporada costuma ser o melhor em custo-benefício e acontece na época da cheia no Pantanal. 

Nesse período, a região fica mais alagada e é uma ótima oportunidade para explorar o destino navegando pelos seus longos rios, fazendo passeios de barco, canoagem e pesca. Eles até ficam ainda mais interessantes, por conta do nível das águas!

Durante a época da cheia você verá paisagens inesquecíveis, além de encontrar promoções de passagens, baixos custos para hospedagem e valores mais convidativos nos passeios. Por isso, a baixa temporada é indicada para você que está buscando viajar para o coração do Brasil fazendo economia. 

Período da Vazante no Pantanal

Maio, Junho e Julho

É a época de transição da cheia para a seca no Pantanal, sendo muito rica em aves, répteis e pequenos jacarés. As noites são mais frias e os dias são mais secos. Ainda é um período interessante para viajar para o destino, ainda mais na época das férias.

Alta Temporada no Pantanal

Agosto a Outubro

Estação da seca no Pantanal. É a época ideal se você deseja ver animais, conhecer safáris e explorar uma fauna e flora exuberantes, afinal é durante essa época que acontece o nascimento dos filhotes nos ninhais, os rios estão bem mais secos, os Ipês estão floridos de rosa e lilás e muitos animais aparecem para saciar a sede nos pequenos lagos formados pela trégua das chuvas. O ideal é reservar com muita antecedência a hospedagem, passeios e as passagens aéreas (com companhias aéreas).


Como chegar no Pantanal?

Como chegar no Pantanal Norte

O mais indicado é voar para Cuiabá/MT via avião e chegando lá, seguir de carro ou ônibus até a cidade de Poconé, onde começa de fato o Pantanal Norte.  Com o carro o trajeto leva cerca de 1h30, já o ônibus pode levar cerca de 3h30.

Como chegar no Pantanal Sul 

O melhor caminho é voar até Campo Grande/MS e seguir para Corumbá via carro ou transporte compartilhado. A cidade é conhecida como a capital do Pantanal. A viagem leva cerca de 4 horas de carro. Se tiver mais tempo, inclua Bonito e Bodoquena no seu roteiro, para aproveitar ainda mais tudo que o Mato Grosso do Sul tem a oferecer!

Sobre a região do Pantanal

Belezas Naturais do Pantanal

Por ser uma região com influências diversas da Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica e Chaco, a umidade e as temperaturas que vão de 21 até 32ºC fazem com que a biodiversidade no Pantanal seja incrível.

São cerca de 3.500 tipos de plantas (algumas espécies existem somente no Pantanal!), por volta de 6.656 espécies de aves catalogadas, 325 de peixes, 159 de mamíferos, 98 de répteis e 53 de anfíbios.

Curiosidades sobre o Pantanal

Diversas comunidades indígenas e quilombolas ainda existem e vivem na região. São parte importantíssima da formação cultural da população pantaneira.

A Unesco reconheceu o destino como uma das mais incríveis, exuberantes e diversificadas reservas naturais do Planeta, tornando-o parte do acervo dos patrimônios da humanidade. 

O Pantanal é a maior extensão úmida contínua do planeta, possui cerca de 250 mil km², distribuídos entre o sul do Mato Grosso, noroeste do Mato Grosso do Sul, leste da Bolívia e norte do Paraguai. Mesmo assim, 60% do território do destino pertence ao Brasil.

As vegetações decorrentes das diversas regiões que o Pantanal abrange fazem com que aconteçam períodos úmidos e de estiagem, alternados. Esses períodos de cheia contam com inundações que são benéficas para a renovação e sobrevivência das espécies locais.


O que comer no Pantanal?

A comida pantaneira é rica em diversidade, tendo pratos deliciosos e únicos no mundo. Por ser a maior planície alagada no mundo, a pesca é muito presente. Os peixes mais consumidos são piranha, pacu, dourado e pintado, que podem ser fritos, cozidos ou assados. Quando as águas estão baixas o destaque vai para as carnes de javali e jacaré, este é um prato exótico como em Bonito/MS.

As comidas típicas têm influência indígena, africana e europeia, destacando-se os seguintes pratos: caldo de piranha, arroz boliviano, chipa, sopa paraguaia, saltenha boliviana, sarrabulho, paçoca de carne seca e o churrasco pantaneiro, além de muitas outras.

A chamada Comida de Comitiva também está sempre presente, como: arroz carreteiro, feijão gordo e macarrão de comitiva (frito na banha de porco e feito com carne de sol).

Garanta seus passeios para o Pantanal

Quer tal viver diversas aventuras no Pantanal, mas com todas as facilidades de uma hospedagem super completa? Se a resposta para essa pergunta for sim, confira as opções de passeios com day use que a Bonitour oferece no destino.

Barco hotel no Pantanal atravessando um rio

Day Use Fazenda San Francisco

Safári, trilha do Carandá, Passeio de Chalana com pescaria de piranhas e alimentação
Ver mais
Pessoas andam a cavalo na Pousada Pequi no Pantanal

Experiência no Pantanal para 1 pessoa

Pacote Individual c/ safári, alimentação, passeio a cavalo ou barco
Ver mais
Homem de costas ao pôr do sol durante o passeio de focagem noturna no Pantanal

Experiência no Pantanal para 2 pessoas

Pacote com safári, alimentação, passeio a cavalo ou barco
Ver mais
Duas pessoas passeiam de barco no Pantanal

Experiência no Pantanal para 3 pessoas

Pacote com safári, alimentação, passeio a cavalo ou barco
Ver mais
Pássaros comem na Pousada Pequi no Pantanal

Experiência no Pantanal para 4 pessoas

Pacote com safári, alimentação, passeio a cavalo ou barco
Ver mais

Dúvidas frequentes

O que é o Roteiro Fácil da Bonitour?O que é o aplicativo Binamik Ally - Guia de Bolso Digital?Como utilizar o Roteiro Fácil da Bonitour?

Blog sobre Pantanal

Ir para o blog
Homem em primeiro plano em barco no pantanal com pessoas atrás

O que fazer no Pantanal?

Ler matéria
Quatro pessoas em cima de cavalos em frente a uma pousada no Pantanal

Hospedagem no Pantanal

Ler matéria
Araras bebem água em pousada do Pantanal

Curiosidades sobre o Pantanal: o paraíso do ecoturismo brasileiro

Ler matéria
Barco atravessa rio do Pantanal

Confira mais conteúdos no blog da Bonitour

Onde será sua próxima aventura?

Assine a newsletter e receba ofertas e dicas de viagens diretamente na sua caixa de entrada 💜
Selo Cielo