Confira o que fazer na Serra Gaúcha:
A Serra Gaúcha oferece uma experiência completa a todos os turistas: seus olhos vão brilhar com suas paisagens, seu sorriso irá se abrir com tanta diversão e a água na boca será inevitável, diante da culinária local.
Poucos lugares no Brasil possuem o charme da Serra Gaúcha. Para muitos, o local é um pedaço da Europa no Brasil, principalmente por conta da influência alemã e italiana no século passado. Além de Gramado e Canela, você pode conhecer mais de 20 cidades pela região, repletas de atividades de ecoturismo, aventura e contemplação, além de uma rica cultura gastronômica. Confira alguns dos passeios incríveis que você pode fazer por lá:
O que comer na Serra Gaúcha
A Serra Gaúcha oferece delícias gastronômicas que dão água na boca! Quem visita a região não pode deixar de experimentar o famoso e completo café colonial e os desejados chocolates de Gramado, tampouco os maravilhosos vinhos fabricados por ali - muitos cultivados artesanalmente. Além dos restaurantes, bares e, inclusive, noites típicas que mostram a diversidade cultural da região mais européia do Brasil. O famoso Vale dos Vinhedos foi reconhecido pela União Europeia com o Selo de Indicação de Procedência, visite e conheça as vinícolas e plantações de uva.

O que fazer na Serra Gaúcha em 5 dias
A Serra Gaúcha tem atrações para todas as épocas do ano e é uma opção cativante para os amantes de gastronomia, ecoturismo e cultura. Para aproveitar ao máximo tudo que o destino oferece de melhor, planejar com antecedência é essencial para ter um roteiro diversificado. Por isso, selecionamos passeios imperdíveis para um roteiro de 5 dias pela Serra Gaúcha com opções para curtir a região o ano todo. Confira:
Qual a melhor época para conhecer a Serra Gaúcha
Apesar de brilhar mais durante o inverno e o período de Natal, a Serra Gaúcha pode ser visitada ao longo do ano inteiro, tendo períodos de alta e baixa temporada. Durante o verão, que acontece entre dezembro e março, a região fica cheia devido ao período de férias e atrações natalinas, portanto, é um período de alta temporada. Durante o outono, entre março e junho, as cidades ficam mais vazias e é o período de baixa temporada, perfeito para turistas que procuram viajar com calma e aproveitar o clima fresco. No inverno cresce a expectativa pelas temperaturas baixas e a tão esperada neve é o que leva milhares de pessoas à região. Na primavera, que acontece entre setembro e dezembro, o primeiro e último mês da estação são considerados de alta temporada, enquanto os outros dois se encaixam como média temporada. Para quem prefere viajar com tranquilidade e sonha em conhecer as atrações de Natal da região, elas costumam começar em outubro. Confira alguns passeios imperdíveis da Serra Gaúcha:
Sobre a região da Serra Gaúcha
História
Localizada no estado do Rio Grande do Sul, a Serra Gaúcha é formada por diversas cidades que dispõem de belezas naturais em alturas de até 1300 m. Os imigrantes europeus começaram a colonizar as cidades entre os anos de 1850 e 1875, e até hoje ainda encontramos moradores que preservam os dialetos falados nos países de suas raízes, como: Hunsrückisch (alemão) e Talian (italiano).
Desenvolvimento e Ecoturismo na Serra Gaúcha
O turismo na Serra Gaúcha é rico e diversificado. As cidades proporcionam passeios de aventura, contemplação, diversão em família, programas românticos, temáticos e gastronômicos. A região que se tornou um pólo de turismo e ecoturismo nacional, atrai milhares de pessoas todos os anos e oferece experiências únicas, como: Rafting no Rio Paranhana, Snowland, Passeios de Quadriciclo Alpen Park, Cascata do Caracol, Mini Mundo, Museu de Cera, o famoso Natal Luz e muito mais.
Belezas Naturais
A Serra Gaúcha possui encantadoras belezas naturais, como matas de araucária, cânions, cachoeiras, montanhas e, claro, o clima frio que às vezes resulta até mesmo em neve, são alguns dos principais atrativos do local. Além disso, o charme dos costumes europeus dão um ar de exclusividade às cidades que compõem a região.
Cultura
A intensa influência alemã e italiana forma características socioculturais específicas e turísticas. Os invernos gelados e verões amenos, unidos ao enorme acervo arquitetônico deixado por imigrantes, oferecem aos turistas a real sensação de estar visitando a Europa, mesmo sem sair do Brasil. Prepare-se para caminhar por ruas agradáveis, contemplar casas com flores na sacada, passear de trem e saborear pratos únicos.
Como é o clima na Serra Gaúcha
As estações na Serra Gaúcha são bem definidas e apesar de ser mais procurada no inverno, tem um clima agradável o ano todo. O verão acontece entre dezembro e março e traz temperaturas entre 15ºC e 30ºC. Durante o outono, período de baixa temporada entre março e junho, as temperaturas ficam mais baixas, entre 11ºC e 25ºC. O inverno acontece entre junho e setembro e as temperaturas ficam em média entre 8°C e 17ºC, em momentos de frente fria pode cair para números abaixo de 0ºC e nesses dias podem ocorrer geadas e até mesmo neve! Na primavera, que acontece entre setembro e dezembro, a temperatura volta a subir, chegando a ficar entre 12ºC e 22º C em média. Já as chuvas são frequentes o ano todo, com menos precipitações no período entre abril e junho. A Serra Gaúcha é um destino incrível para ser conhecido ao longo do ano todo!

Blog sobre a Serra Gaúcha
Ir para o blog
O que fazer na Serra Gaúcha: conheça os melhores passeios radicais oferecidos na região
Ler matéria
11 lugares para conhecer na Serra Gaúcha em um roteiro fora do óbvio
Ler matéria
O que fazer na Serra Gaúcha no inverno?
Ler matéria