Bonitour Logo
PortuguêsEnglishEspañol

O que fazer na Serra Gaúcha?

A Serra Gaúcha oferece uma experiência completa a todos os turistas: seus olhos vão brilhar com suas paisagens, seu sorriso irá se abrir com tanta diversão e a água na boca será inevitável, diante da culinária local. 

Poucos lugares no Brasil possuem o charme da Serra Gaúcha. Para muitos, o local é um pedaço da Europa no Brasil, principalmente por conta da influência alemã e italiana no século passado. Além de Gramado e Canela, você pode conhecer mais de 20 cidades pela região, repletas de atividades de ecoturismo, aventura e contemplação, além de uma rica cultura gastronômica. Confira alguns dos passeios incríveis que você pode fazer por lá:

Bondinhos Aéreos Parque Da Serra - Caracol em Canela

Parques Da Serra - Caracol

Bondinhos Aéreos
Ver mais
Viajantes fazendo Rafting no Rio das Antas localizado no Parque Cia Aventura na Serra Gaúcha

Cia Aventura

Rafting Rio das Antas
Ver mais
Crianças brincando na neve do parque Snowland na Serra Gaúcha

Snowland

Passeios e atrações na neve
Ver mais
Trem da Maria Fumaça aguardando passageiros para o passeio entre Bento Gonçalves e Carlos Barbosa na Serra Gaúcha

Maria Fumaça

Trem do Vinho
Ver mais

O que comer na Serra Gaúcha

A Serra Gaúcha oferece delícias gastronômicas que dão água na boca! Quem visita a região não pode deixar de experimentar o famoso e completo café colonial e os desejados chocolates de Gramado, tampouco os maravilhosos vinhos fabricados por ali - muitos cultivados artesanalmente. Além dos restaurantes, bares e, inclusive, noites típicas que mostram a diversidade cultural da região mais européia do Brasil. O famoso Vale dos Vinhedos foi reconhecido pela União Europeia com o Selo de Indicação de Procedência, visite e conheça as vinícolas e plantações de uva. 

Clique e conheça pratos e restaurantes na Serra Gaúcha
Ficou com água na boca?Clique e conheça pratos e restaurantes na Serra Gaúcha

O que fazer na Serra Gaúcha em 5 dias

A Serra Gaúcha tem atrações para todas as épocas do ano e é uma opção cativante para os amantes de gastronomia, ecoturismo e cultura. Para aproveitar ao máximo tudo que o destino oferece de melhor, planejar com antecedência é essencial para ter um roteiro diversificado. Por isso, selecionamos passeios imperdíveis para um roteiro de 5 dias pela Serra Gaúcha com opções para curtir a região o ano todo. Confira:

Vista do passeio de Bondinhos Aéreos no Parques da Serra em Canela/RS

Parques Da Serra - Caracol

Bondinhos Aéreos
Ver mais
Crianças brincando na neve do parque Snowland na Serra Gaúcha

Snowland

Passeios e atrações na neve
Ver mais
Viajante em passeio de tirolesa no Raft Adventure Park na Serra Gaúcha com árvores ao fundo

Raft Adventure Park

Rafting, Tirolesa, Rapel e Paintball
Ver mais
Brinquedos e dinossauros do Parque Terra Mágica Florybal

Parque Terra Mágica Florybal

Diversão para a família
Ver mais

Qual a melhor época para conhecer a Serra Gaúcha

Apesar de brilhar mais durante o inverno e o período de Natal, a Serra Gaúcha pode ser visitada ao longo do ano inteiro, tendo períodos de alta e baixa temporada. Durante o verão, que acontece entre dezembro e março, a região fica cheia devido ao período de férias e atrações natalinas, portanto, é um período de alta temporada. Durante o outono, entre março e junho, as cidades ficam mais vazias e é o período de baixa temporada, perfeito para turistas que procuram viajar com calma e aproveitar o clima fresco. No inverno cresce a expectativa pelas temperaturas baixas e a tão esperada neve é o que leva milhares de pessoas à região. Na primavera, que acontece entre setembro e dezembro, o primeiro e último mês da estação são considerados de alta temporada, enquanto os outros dois se encaixam como média temporada. Para quem prefere viajar com tranquilidade e sonha em conhecer as atrações de Natal da região, elas costumam começar em outubro. Confira alguns passeios imperdíveis da Serra Gaúcha:

Casal realiza Trilha de Quadriciclo no Parque Cia Aventura na Serra Gaúcha

Parque Cia Aventura

Trilha Quadriciclo 6km
Ver mais
Ruas com decoração natalina na cidade de Gramado durante o Natal Luz

Gramado

Natal Luz em Gramado
Ver mais
Roteiro gastronômico: conheça os Caminhos de Pedras na Serra Gaúcha

Serra Gaucha

Roteiro Gastronômico
Ver mais
Rapel na Cascata Vô Ernesto na Serra Gaúcha

Cascata Vô Ernesto

Rapel
Ver mais

Sobre a região da Serra Gaúcha

História

Localizada no estado do Rio Grande do Sul, a Serra Gaúcha é formada por diversas cidades que dispõem de belezas naturais em alturas de até 1300 m. Os imigrantes europeus começaram a colonizar as cidades entre os anos de 1850 e 1875, e até hoje ainda encontramos moradores que preservam os dialetos falados nos países de suas raízes, como: Hunsrückisch (alemão) e Talian (italiano).

Desenvolvimento e Ecoturismo

O turismo na Serra Gaúcha é rico e diversificado. As cidades proporcionam passeios de aventura, contemplação, diversão em família, programas românticos, temáticos e gastronômicos. A região que se tornou um pólo de turismo e ecoturismo nacional, atrai milhares de pessoas todos os anos e oferece experiências únicas, como: Rafting no Rio Paranhana, Snowland, Passeios de Quadriciclo Alpen Park, Cascata do Caracol, Mini Mundo, Museu de Cera, o famoso Natal Luz e muito mais.

Belezas Naturais

A Serra Gaúcha possui encantadoras belezas naturais, como matas de araucária, cânions, cachoeiras, montanhas e, claro, o clima frio que às vezes resulta até mesmo em neve, são alguns dos principais atrativos do local. Além disso, o charme dos costumes europeus dão um ar de exclusividade às cidades que compõem a região.

Cultura

A intensa influência alemã e italiana forma características socioculturais específicas e turísticas. Os invernos gelados e verões amenos, unidos ao enorme acervo arquitetônico deixado por imigrantes, oferecem aos turistas a real sensação de estar visitando a Europa, mesmo sem sair do Brasil. Prepare-se para caminhar por ruas agradáveis, contemplar casas com flores na sacada, passear de trem e saborear pratos únicos.


Como é o clima na Serra Gaúcha

As estações na Serra Gaúcha são bem definidas e apesar de ser mais procurada no inverno, tem um clima agradável o ano todo. O verão acontece entre dezembro e março e traz temperaturas entre 15ºC e 30ºC. Durante o outono, período de baixa temporada entre março e junho, as temperaturas ficam mais baixas, entre 11ºC e 25ºC. O inverno acontece entre junho e setembro e as temperaturas ficam em média entre 8°C e 17ºC, em momentos de frente fria pode cair para números abaixo de 0ºC e nesses dias podem ocorrer geadas e até mesmo neve! Na primavera, que acontece entre setembro e dezembro, a temperatura volta a subir, chegando a ficar entre 12ºC e 22º C em média. Já as chuvas são frequentes o ano todo, com menos precipitações no período entre abril e junho. A Serra Gaúcha é um destino incrível para ser conhecido ao longo do ano todo!

Conheça mais sobre a Serra Gaúcha: confira o guia completo sobre o destino.
Conheça mais sobre a Serra Gaúcha:confira o guia completo sobre o destino.

Dúvidas frequentes

Quais os melhores passeios para crianças?O que levar para a Serra Gaúcha?Como escolher meus passeios na Serra Gaúcha?

Blog sobre a Serra Gaúcha

Ir para o blog
Pessoas praticando rafting em rio na Serra Gaúcha

O que fazer na Serra Gaúcha: conheça os melhores passeios radicais oferecidos na região

Ler matéria
Sequência de imagens de passeios na natureza na região da Serra Gaúcha com tirolesa, cânions e rios

11 lugares para conhecer na Serra Gaúcha em um roteiro fora do óbvio

Ler matéria
Viajante se divertindo na neve no passeio Snowland em Gramado, na Serra Gaúcha

O que fazer na Serra Gaúcha no inverno?

Ler matéria
Banner Acesse o guia completo da Serra Gaúcha

Acesse o guia completo da Serra Gaúcha!

Onde será sua próxima aventura?

Assine a newsletter e receba ofertas e dicas de viagens diretamente na sua caixa de entrada 💜
Selo Cielo